O QUE SIGNIFICAM OS PADRÕES WI-FI?

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Você pode nunca ter ouvido nada sobre isso, mas está presente no seu dia-a-dia e pode estar te impedindo de usar o máximo da sua rede de internet! 

Quando falamos de internet, falamos de REDES Wireless, ou Wi-Fi. O nome Wi-Fi é uma marca registrada pela Wi-Fi Alliance, utilizada para simplificar o nome da tecnologia IEEE 802.11. Esse tipo de rede permite a conexão entre diversos dispositivos sem o uso fios.

Com o passar dos anos e o aprimoramento dessa tecnologia, criaram-se alguns padrões de redes Wi-Fi, os quais foram dividido de acordo com as suas características e limitações. As unidades Mbps (Megabits por Segundo) e Gbps (Gigabits por segundo) são referentes a velocidade de download para equipamentos de uso doméstico. Confira abaixo:

IEEE 802.11: Capacidade de 2 Mbps;
IEEE 802.11 a: Capacidade de 54 Mbps;
IEEE 802.11 b: Capacidade de 11 Mbps;
IEEE 802.11 g: Capacidade de 54 Mbps;
IEEE 802.11 n: Capacidade de 300 Mbps;
IEEE 802.11 AC: Capacidade de 433 Mbps;
IEEE 802.11 AX : Capacidade de 1,2 Gbps.

Para facilitar as nomenclaturas, os padrões passaram a utilizar números, sendo “a”, Wi-Fi 1 e a tecnologia mais recente, Wi-Fi 6, também conhecido como IEEE 802.11 AX. 

Mas afinal, como isso impacta no meu dia-a-dia?
Quando você contrata um plano de internet de 300mb, por exemplo, seu dispositivo Wi-Fi (celular, tablet, computador, smart TV) tem que ser compatível com o padrão contratado, para ser melhor aproveitado. Se você contrata 300mb e tem um aparelho com padrão “b”, você irá utilizar no máximo 11Mbps da sua rede. 

No caso, você pode achar que a internet está lenta no seu aparelho, mas na verdade, é ele que não tem capacidade de “receber” mais internet.

Quer saber como descobrir o Padrão Wi-Fi do seu celular? Clique aqui.

Mais informativos

Dica

COMO DESCOBRIR O PADRÃO WI-FI DO MEU CELULAR?

O seu roteador pode ter um padrão Wi-Fi diferente do seu Smartphone. A internet do aparelho poderá ser limitada por uma especificação técnica… mas e, como saber qual o padrão Wi-Fi do meu celular? Confira nessa publicação.

Dica

DESLIGAR O WI-FI A NOITE PODE DEIXAR A SUA CONEXÃO MELHOR?

Com a popularização da internet, aumentou muito a quantidade de Roteadores Wi-Fi nas residências e empresas em geral. Normalmente, os roteadores ficam ligados direto. Será que desligar o roteador a noite pode melhorar a sua conexão?

Atendimento comercial

Seg a Sex das 8h as 12h
e das 14h as 18h.
Sábado das 8h as 12h.

Suporte Exclusivo

Seg a Sex das 18h30 as 21h
e das 14h as 18h.
Sábado, Domingos e Feriados
das 14h as 18h.

Onde estamos

R. Uruguai, 751 – Jaguarão
Rio Grande do Sul

Copyright © 2020 – POXLEY INTERNET – Todos os direitos reservados.