Você já ouviu falar de VPN?
⠀
VPN significa Virtual Private Network ou, traduzindo, Rede Privada Virtual. Como o nome sugere, é uma rede privada virtual. A VPN é um serviço de rede intermediário opcional entre o usuário e a internet, que oferece ferramentas de criptografia, segurança e navegação sigilosa.
Como assim? Normalmente, toda vez que você se conecta à internet, você é identificado pelo seu número de IP (como um documento do computador), e boa parte de seus dados trafegam abertamente. Com uma rede privada, o usuário pode se proteger e não pode ser facilmente identificado. Você navega pela internet, mas ninguém sabe que você está lá, ou mesmo tem acesso aos dados e sites que você acessa.
Basicamente ela protege todas as informações trocadas, graças à criptografia de dados.
Um benefício que a VPN oferece para o usuário mais comum é que ela permite o acesso a serviços e produtos bloqueados em sua região, e que não podem ser acessados normalmente. Por exemplo, um dos usos mais populares é o de habilitar o acesso ao catálogo da Netflix de outros países; no Brasil, a maioria de seus usuários o faz para ver filmes e séries só disponíveis nos Estados Unidos.